Lembrai-vos da Mulher de Ló

No evangelho há muitas pessoas que começam bem, e eu sempre falo na restauração que não importa como você começa , o importante é como termina. Um coração ferido pode determinar um futuro desastroso para uma pessoa mas também podemos terminar bem e abençoar outras pessoas.

Lucas 17.20-32 diz:

E certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “ O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele ‘, ou ‘Lá está’; Porque o Reino de Deus está entre vocês “

Depois disse aos seus discípulos: “ Chegará o tempo em que vocês desejarão ver o Filho do Homem, mas não o verão. Dirão a vocês: ‘ Lá está ele!’ Ou ‘ Aqui está!’. Não se apressem em segui-los. Pois o Filho do homem no seu dia será como relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu. Mas antes é necesário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.

Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem. O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então entrou o Dilúvio e os destruiu a todos.

Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos.

Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado . Naquele dia quem estiver no telhado da sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma.

Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá e que perder a sua vida a preservará.”

Você se lembrou hoje da mulher de Ló ?

Jesus está falando nesta passagem “LEMBREM-SE da mulher de Ló”. Nem nome essa mulher tinha. Olha que coisa terrível uma mulher sem nome! O que essa mulher fez de tão ruim para TERMINAR dessa forma? É exatamente isso que quero compartilhar com vocês, olhem como terminou a história dessa mulher. Ao ponto de Jesus falar para igreja lembrar dela.

O que aconteceu com ela para que ela fosse colocada numa situação comparada no Reino de Deus assim?

Observando nossos dias hoje comparado ao de Noé e de Ló, onde as pessoas estavam comendo, bebendo, casando e etc… No Brasil hoje está acontecendo manifestações em certo lugar, enchente aqui, seca ali, homicídios dolorosos e revoltante de crianças em outro canto. Você analisou que a vida continua, uns comem, dormem, constroem, a vida continua.

Naquele tempo em meio ao que Ló e Noé viviam a vida também continuava.

E o Reino de Deus ? Jesus nos recomendou algo tremendo: “Lembrem-se da mulher de Ló!”.

O que o Senhor quis tentar dizer nesse simples e pequeno versículo ? “Lembrem-se da mulher de Ló!”. O que essa mulher fez de tão ruim para que acabasse virando uma estátua de sal ?

Gênesis 19.24-26 diz:

Então o Senhor, o próprio Senhor, fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes da cidade e a vegetação. Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estátua de sal”

Essa estátua de sal significa desobediência. Mas O QUE FEZ ESSA MULHER OLHAR PARA TRÁS ?

Em primeiro lugar devemos observar na vida da mulher de Ló que ela era alguém demasiadamente apegada ao pecado.

O mundo hoje não está diferente de Sodoma e Gomorra naquela época, nós estamos cada dia mais com leis em análise de coisas abomináveis aos olhos do Senhor. O ser humano cada dia trabalhando mais e deixando de adorar ao Senhor, deixando de ter o seu tempo com Deus. Podemos não estar cometendo pecados de roubos grandes como alguém no governo pode estar fazendo,ou matando pessoas por ai,mas qual é o meu pecado ? O que pode de repente me fazer virar uma estátua ?

Podemos analisar três fatores que pode estar deixando pessoas como a mulher de Ló. Vejamos primeiro:

Interessante lembrar que Ló foi salvo de Sodoma e Gomorra, pois o Senhor falou que se houvesse um só justo salvaria a cidade, mas Deus literalmente puxou Ló com as mãos porque ele ia mandar fogo, e Ló pegou a mulher, as duas filhas,( os genros ficaram para trás) e eles estavam subindo o monte, as campinas, deixando para trás o conforto, uma casa grande, boa comida. A mulher de Ló estava acostumada com uma vida boa, e provavelmete quando estava subindo a montanha deu uma saudade de tudo o que possuia, ou seja, ela estava saindo de Sodoma e Gomorra, mas Sodoma e Gomorra não estava saindo de dentro dela. Na verdade ela estava tão apegada aos pecados da cidade ainda, que estava agora correndo por uma montanha, fugindo da destruição, o seu corpo estava se ausentando da cidade mas o seu coração permanecia lá atrás.

O que faz uma pessoa virar uma estátua de sal é o que está no coração. Na verdade o que vai determinar as minhas atitudes é o que está no meu coração. O que a palavra diz que contamina um homem é o que entra ou o que sai ? Porque o que está dentro do nosso coração é o que vai sair da nossa boca. E uma atitude somente pode matar, como no caso da mulher de Ló que tão somente OLHOU (a palavra não diz que olhou várias vezes, somente uma) para trás e ficou petrificada, morreu. Olha a candeia dos nossos olhos, a tentação, precisamos cuidar de tudo aquilo que podemos ver e penetrar em nossos corações. Quando essa mulher olhou para trás se lembrou de tudo que estava deixando. A mulher Ló menosprezou a força do pecado na vida do ser humano, e esse é o perigo. Quando ela olhou pensou: “É só uma olhadinha, não vai acontecer nada, depois eu peço perdão, não está ninguém vendo aqui, todo mundo faz, eu também posso fazer”. Nós nunca podemos menosprezar a força de um pecado ou de uma tentação, porque uma tentação é um passo para queda e o pecado, é melhor confessar uma tentação, reconhecer ela e ir aos pés do Senhor e se arrepender antes que tenha consequências, pois a mulher de Ló não teve tempo de fazer isso. E a pessoa que menospreza a força do pecado está propensa a deixar o seu coração no pecado. A tendência é pensar: “Eu cometo isso hoje mas amanhã eu tenho força para parar”. Não confie no seu coração!

A mulher de Ló imaginou que o seu corpo estando longe poderia olhar para trás e isso foi fatal porque o seu coração estava lá onde estava o seu pecado. Ela pensou: “Estou longe fisicamente então não tem problema” e se esqueceu que o que Deus olha é o coração. Por isso não devemos julgar as pessoas com os nossos olhos, pois estes são contaminados por aquilo que temos, por aquilo que fazemos, não substime o pecado. Não substime o inimigo porque se ele tem tudo articulado é para você cair e te levar ao fundo do poço. Por isso muitas vidas estão aprisionadas, não conseguem correr e fugir e estão literalmente “brincando” com o pecado. Podemos até pensar em chutar o balde e fazer as coisas do nosso jeito, sabendo que Deus é misericordioso e perdoador, porém o Diabo é legalista e ele quer espaço para que a gente não termine bem.

Termine bem, não seja uma estátua de sal.

Lembrem-se da mulher de Ló que achou que podia correr para uma vida nova olhando para o pecado, correndo ao lado de Deus para um novo horizonte mas… Olhando para o pecado.

Ou você escapa do pecado, ou você se atola nele.

– Segundo lugar que a mulher de Ló virou uma estátua:

Alguém que morreu sem precisar ter morrido. Ela já não havia sido salva por Deus ?

Muitas pessoas estão assim dentro da igreja, conhecem a salvação, possuem o nome escrito no livro da vida. Assim aconteceu com a mulher de Ló, foi uma tragédia de não levar Deus a sério. A pessoa é salva, tem seu nome escrito no livro da vida, está na igreja, está servindo ao Senhor, mas começa a ter uma vida negligente de ouvir a palavra, de orar, começa a negligenciar servir ao Senhor, e então acontece que essa pessoa vira uma estátua, endurecida, amarrada. Deus mandou o anjo falar fuja e não olhe para trás, e Ele quer falar pra você também NÃO OLHE PARA TRÁS!!!

Não perca tempo mais com rescentimentos, com bobeiras, você não tem mais tempo a perder. Se a sua vida não foi de uma forma boa como você queria, talvez você sonhava com uma vida diferente mas Deus diz hoje: Não olhe para trás!, hoje existe uma nova oportunidade.

A mulher de Ló achou que essa ordem não devia ter vindo de Deus e na incerteza decidiu olhar para trás. Ela pagou pra ver. O ser humano tem uma dificuldade de levar Deus a sério, não entendem que Deus não “brinca” de ser Deus e o Diabo não “brinca” de ser Diabo, as vezes nós estamos brincando mas eles não. Não levam Deus à sério porque não creêm na possibilidade de uma vida melhor.

A mulher de Ló não acreditava que poderia ter algo melhor para ela nas montanhas ao lado do marido, por isso ficou presa no passado.

Entenda que Deus quer te dar algo melhor nas montanhas, saia das campinas, você não está acreditando que Deus está falando para você fazer tal coisa, mude a direção. Deus te deu uma ordem e você está com dificuldade de entender que Deus tem algo melhor. A mulher de Ló não estava entendendo porque estava vivendo no pecado, atolada no pecado e não era aquilo que Deus tinha pra ela, Deus tinha algo melhor ao ponto que ateou fogo em Sodoma e Gomorra. As vezes Deus está esperando você sair de onde está para botar fogo e trazer a mudança. Se você sair do lugar onde está em direção ao que Ele quer, você alcança o melhor, então não olhe para trás. Lembre-se da mulher de Ló. É muito mais fácil as vezes nós nos imergirmos em nossa vida no passado e usarmos ele até mesmo como uma máscara e não termos a coragem de crêr na possibilidade de uma vida melhor. Vamos nos acostumando com algo errado, algumas pessoas dominando ou uma situação errada, e assim vai levando a vida. Não é isso que Deus quer, Ele quer te dar o melhor .

Se essa mulher tivesse chegado no topo do monte, (porque ela não chegou, ficou no meio), ela descortinaria um novo horizonte para sua vida e para a vida da sua família, você conhece a história bíblica da tragédia que foi a sua família ? O que aconteceu depois que a mulher de Ló virou estátua de sal ? Ficou Ló com as duas filhas, e essas filhas deram vinho para o pai, uma noite a primogênita e outra noite a mais nova, e cometeram incesto onde nasceram os moabitas e os amonitas. Olhe bem o que aconteceu por causa de uma atitude de uma pessoa, toda a família e uma geração inteira foi estragada. A nossa atitude hoje de não olhar para trás e de seguir um caminho sem pecado, de seguir um caminho de obediência a Deus vai me dar uma família restaurada e me trazer um futuro de uma geração estruturada, o problema é que muitas pessoas ficam no meio da montanha, Deus falou: Vai para o monte, chegue lá no topo que vou mostrar as coisas maravilhosas que tenho para você. E a mulher de Ló não acreditou, preferiu olhar para trás. Você tem promessas de Deus, sua família tem promessas, então não desista e não olhe para trás, a tendência é as pessoas quererem que você olhe para trás, mas a Bíblia diz : “Esquecendo-se das coisas que para trás ficam, Ele disse: Eu não trago comigo essas coisas e avançando vou para as que diante de mim estão”

Eu tenho que avançar! Eu tenho que obedecer à Deus! Eu tenho que ir para frente! Eu não posso andar com irmãos que estão caindo, posso ajudar mas não caminhar junto aqueles que estão querendo o pecado, preciso me afastar do pecado e do pecador também pois se o pecador não se arrepende acabo pecando também.

Precisamos decidir nosso futuro. Deus sempre tem o melhor, mas quem pode decidir se quer ou não viver esse melhor somos nós que temos o livre arbítrio para isso.

– Terceiro item a ser levado em conta sobre a mulher de Ló:

Lembre-se da mulher de Ló como alguém que se tornou um monumento da alma incrédula.

A igreja está cheia de alma incrédula. Que cuida somente dos seus interesses, das suas paixões e pouca importância dá à sua alma. Por isso essa mulher veio a se tornar uma estátua de sal.

Ninguém que tenha posto a mão no arado e olhado para trás é apto à servir o Reino de Deus.

Ou seja, colocou a mão no arado mas olhou para trás, virou estátua. Seja pela incredulidade, seja pelo pecado e seja também pela alma ferida. Porque o grande risco de uma alma que não está plena em Deus é que vai procurar algo para preencher esse espaço. As pessoas estão desesperadas no mundo e nas ruas atrás de justiça, porém nós sabemos que só existe uma pessoa que pode fazer a verdadeira justiça, que é o próprio Deus. Só Jesus têm e pode fazer a verdadeira justiça.

Filipenses 3.13-14

Mas uma coisa faço, e é que esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Que essa seja a sua decisão hoje de se lembrar da mulher de Ló e não olhar para trás!

Apa. Marili Coraiola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *