Influenciando Nossa Geração

Até o tempo de Noé não se tinha a revelação nítida do Cordeiro que morreria pelos nossos pecados.

Até Noé tinha-se o conhecimento de um cordeiro morto, mas não desta revelação que seria o cordeiro imolado pelos nossos pecados.

Qual o cordeiro que eles tinham conhecimento ?

O entendimento que se tinha do cordeiro do início do mundo era o cordeiro que foi morto por Deus para vestir Adão.

Noé chegou a conversar com Adão pois eram parentes. E o que se sabia na época era que o sacrifício do Éden, aquele sacrifício era o sacrifício do pecado, só que Noé durante a consumação do juizo sobre a terra teve uma revelação de Deus que aquilo não era o cordeiro pelos nossos pecados. Aquele sacrifício no Éden não era o que o Senhor iria fazer. Então Noé começa a transmitir esta revelação (Na época de Noé não existia Bíblia, nem o velho nem o novo testamento, só tinha a revelação de Deus).

Agora tem o novo e o velho testamento e eu pergunto: Ainda tem revelação ?

Claro que sim, Deus não ficou mudo, Ele continua falando. “E hoje ele falou comigo”, este é o segredo; todo mundo pode estar aberto porque Deus fala todos os dias, e fala com você e te dá revelação profunda. Então nós temos que ver que através de Noé começa uma nova humanidade e Noé era o único que trazia a semente do Deus vivo, porque quem ia ensinar alguma coisa de Deus se não Noé ?

Noé vai ensinando até que esta verdade chega a Jó. E quando nós vemos o livro de Jó, é porque ele recebeu a revelação que veio de Noé, e quando ele diz “que o Redentor dele vive” é porque ele tinha a revelação que a sua esperança o visitaria no seol, tanto é que o versiculo antes fala isso, que a esperança dele visitaria ele no seol , isto é, no lugar da morte. E nós vamos entender isso quando a Bíblia nos relata que Jesus morre na cruz e ele vai até o seol visitar os mortos, porque quem tinha morrido sem Jesus não conhecia o cordeiro que veio para libertar os que estavam cativos . Então veja só: Deus desde da época de Jó vem revelando esta verdade. Mas como que essa verdade chegaria até nós ? Como que Deus transmitiria para nossa geração ? Não podemos esquecer uma coisa: Deus é geracional. Você não está na terra para viver 60, 70, 80 anos, você está aqui para gerar e mover uma geração, não é só gerar mas, mover com as tuas palavras, com o teu testemunho, é mover em Deus e influenciar esta geração como estes homens influenciaram as suas gerações. Jó está influenciando as suas gerações até hoje, tanto é que a resposta que ele tem é o que: “a minha esperança me visitará no seol” , isto é Eu serei visitado pelo meu Redentor !

Imagine só, você voltando para casa de algum lugar e simplesmente você não chega em casa. Hoje você vai dormir e não vai acordar. Todas as preocupações que você têm neste mundo “preciso de dinheiro para pagar isto, dinheiro para pagar aquilo” Tudo se desfaz. E a nossa esperança não está em que alguém vai nos visitar no seol , ou seja, no lugar de morte, a nossa esperança está que Ele foi imolado, morreu na cruz e nós já temos direito para a vida eterna, Ele Já nos Visitou!!!

Nós temos que lembrar que todo poder que Deus pode nos dar, sem Jesus não tem poder, não podemos esquecer.

Então hoje vamos dizer que você não chegue em casa ou amanhã não acorde. Como fica ?

Teu coração para de bater, como o caso dos jovens na boate Kiss, foram lá para se divertir, a maioria tinha entrado na faculdade e não sairam mais de lá.

Onde está tua esperança, onde está tua verdade, tua certeza. Só temos verdade e certeza na revelação de Deus, e ele começa um projeto que nós não temos nem noção de tão tremendo que foi. Ele levanta um menino que estava debaixo de uma sentença de morte chamado Moisés . Que Expectativa tinha este menino para viver ? Quase nenhuma , da geração dele foram mortos muitos pra que ele não nascesse, e pra salva-lo ainda foi jogado no rio, mas ai começa a história de Deus na vida de uma pessoa.

Nós temos que compreender que quando Deus tem um chamado, quando Deus tem uma missão ele vai começar a mudar situações e circunstâncias até que chegue a onde ?

No Seu projeto.

Moisés completa 40 anos, agora sabendo da sua raça e de quem ele vinha, Deus permite ele matar um homem, e porque Deus permitiu ele matar um homem ? Porque ele nunca iria para casa de Jetro se ele não matasse aquele homem. É isso que nós temos que compreender em nosso dia-a-dia o porque as coisas acontecem, Deus tem um plano pra você estar naquele minuto, naquele segundo, na frente daquela pessoa, porque aquilo tem algo que tráz o céu para terra. Nós temos que estar ligado o tempo todo que há um projeto de Deus sendo realizado por mais que a gente case, se dê em casamento e coma, beba, durma, trabalhe. Isto tud é perfumaria, é passageiro, o que vale na verdade é o projeto de Deus. Porque Deus quer te usar nesta geração?

Se você for analisar, quem era Jetro ? Sacerdote de Midiã, olha o que Deus faz, primeiro ele leva Moisés no faraó para aprender tudo de governo, mas agora ele tinha que ensinar para Moisés sobre Ele, sobre o próprio Deus, e tinha um homem no deserto que podia ensina-lo e o nome dele era Jetro. Pra que a sarça ardesse, para que Deus se revelasse pessoalmente, e é isso que nós temos que compreender, se você quer a revelação, você tem que conhecer a palavra de Deus, sem conhecer a palavra você não vai ter a revelação de Deus. Sem conhecer a palavra você não vai sentir Deus. Sem conhecer a palavra infelizmente você vai ficar raso e no raso não tem como conhecer a Deus, pois Ele nos espera nas águas profundas.

Deus tinha que levar Moisés porque ele se tornaria não só um governante mas também o sumo sacerdote . E ele vai para Jetro aprender a palavra, QUE PALAVRA EXISTIA NAQUELE TEMPO?

O livro de Jó, pois era a única palavra que existia naquele tempo. Moisés conheceu o livro de Jó, ele não só conhecia Deus mas ouviu Jó falar “E o meu Redentor vive”.

Moisés foi levado no deserto para ter a revelação do Messias. Por isso que Moisés começou a ver Deus face a face , por isso que ele estava pronto para ver a sarça ardente. Entenda que as coisas do céu não vão cair na tua cabeça, as coisas do céu vão ser conquistadas por você, vão ser trazidas, puxadas e arrancadas do céu por você. Não se acomode, não viva uma religiosidade, mas viva intimidade com Deus, viva uma revelação com Deus, algumas coisas são necessárias para que a palavra de Deus venha em revelação para você. Pois Moisés durante 40 anos está no deserto estava sabe o que fazendo?

 1-Moisés Sentava com Jetro 

 Isso significa que Moisés se expunha à um discipulado. O problema é que a gente quer pular etapas, mas quem não sabe sentar não vai conseguir a revelação que podia ter, porque se você não for humilde para sentar, ouvir e aprender você não terá condição de ser canal de benção na vida de outras pessoas . Porque como querer que as pessoas sentem para te ouvir se você não sentou.

 2- Ele comia com Jetro

Isso quer dizer que ele mantinha comunhão. Somos tão individualistas neste tempo que as pessoas não sabem quase nada da gente. Isso me lembra a rainha de Sabá que vem da África para conhecer Salomão, trouxe ouro e muitos presentes para ele, mas em números fala exatamente o que ela fez, ela não foi ver a vida espiritual de Salomão, ela foi ver o que ele botava na mesa para comer, o que os empregados vestiam, a educação dos empregados, a limpeza da casa, a ordenança da cozinha, enfim, tudo. Por último ela vai para o templo ver a adoração de Salomão. A comunhão é que revela o caráter. Temos que saber o seguinte: que a unção é maravilhosa , o poder é maravilhoso mas o mais importante para Deus se revelar em uma pessoa é a mudança de caráter, porque daí o caráter de Deus se manifesta no meu. Se não tenho caráter tratado não tem como Deus se manifestar em mim, e se Ele não se manifesta em mim o mundo não pode vê-lo em mim. Então não só um discipulado, não só andar com alguém mas também se submeter, se mostrar e se abrir para que você seja tratado. E 40 anos foram necessários no tratamento de Moisés para que então ele visse a sarça ardente . E o Eu Sou da sarça ardente trabalha com ele também em outra área… a FÉ

3- Está mudando a mente de Moisés

Moisés ficou no deserto de férias ? Não! Debaixo de sol trabalhou 40 anos sabe porque ? porque as pessoas que tem muito tempo vão continuar com tempo pois não fazem nada, agora as pessoas que sabem trabalhar pode entregar mais trabalho que elas vão fazer mais coisas. E Moisés aprendeu com Jetro a trabalhar. Deus estava preparando este homem para revela-lo o Messias. Jó Acreditava na fé passada por Noé. Moisés acreditava na fé passada por Jó. E você acredita em que fé ? Agora você acredita na fé dos apóstolos. Então quando entendemos o que é o apostólico nós entendemos o princípio da Igreja, e a fé do princípio da igreja ia além da fé da salvação “Porque vive o meu Redentor” .

Agora Deus vem com uma revelação nova através do novo testamento que tráz agora a fé apostólica que nada mais é do que estabelecer o Reino na face da terra. Antes se esperava só um Salvador, mas agora que o Salvador veio ele disse:

Vão, conquistem a terra e estabeleçam o Reino.

Temos que ver que a cada geração Deus tem um propósito. A geração de 40 anos atrás era um propósito, esta geração já é um outro, daqui 40 anos uma nova geração será um novo propósito de Deus para que tudo vá desaguar no plano estabelecido por Deus.

Romanos 5-14 Todavia a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era o tipo daquele que haveria de vir”

A morte veio de onde à onde ? De Adão até Moisés. Porque a partir de Moisés é que foi revelado ao mundo o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Através do pentateuco começa a revelação do Messias e quando você tem a revelação do Messias você começa a ter a vida eterna. O que Deus está fazendo quando Ele leva Moises ao monte, a sarça ardia e não queimava era a mensagem que Ele estava entregando à Moisés que de sua geração em diante o fogo iria arder mas eles não serião consumidos. Vocês não vão sumir, a esperança vai visita-los e essa esperança tem nome, JESUS. Mas de onde vem a revelação de Moisés ? Do livro de Jó, porque através da vida de Jó começamos a ter notícia do plano da salvação de Deus para a humanidade.

No original aramaico quando a Bíblia fala que Deus guarda o corpo de Moisés, quer dizer “Que tomou para si o corpo de Moisés”, provavelmente o corpo dele não passou pelo processo de decomposição porque Deus tomou para si, Ele cuidou para evitar a idolatria. Se Moisés tivesse sido morto e o corpo encontrado tudo que foi ensinado por Moisés teria sido jogado fora pois o ser humano idolatra demais as pessoas.

Cristo abriria o livro diante dos santos, na glória; diz a palavra. Jesus vai abrir o livro, na verdade já abriu. No livro de Jó revela que ele já tinha discernimento do grande monstro marinho, ou seja, 4 mil anos antes já falava de leviatã, veja só como Deus foi revelando à humanidade, o problema é que as pessoas estão tão apegadas na terra e em seu dia-a-dia que não se ligam na palavra de Deus. Temos que dar uma importancia muito grande à palavra, pois se por causa de um livro (JÓ) temos o resto da Bíblia, imagine agora que temos 66 livros a revelação que nós vamos ter. Eu não aceito ser ignorante na palavra de Deus!

Lc 16.19-31

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite
. 

Isto aqui não é uma parábola, é uma verdade. As nossas escolhas estão postas no dia-a-dia, nós escolhemos para onde vamos, só que aqui diz uma coisa: Você quer conhecer o seio de Abraão, você quer conhecer a salvação, você quer conhecer o lugar ao lado de Deus, a figura de Abraão aqui é o próprio Jesus, você quer ficar com Jesus? Tem uma maneira! Neste texto não se falou de riqueza ou dinheiro, se falou de escolhas que Ele escolheu o que ele queria, então as nossas escolhas neste tempo dizem para onde nós vamos, a verdade é essa, só que há um abismo que separa lá e cá e a escolha não é feita depois é feita agora. A mesma sarça que ardia e dizia para Moisés é o mesmo Espírito que hoje fala com você, saiba escolher a quem você ama. No caso do rico e do pobre, o rico amou suas riquezas que deixou Deus de lado. Nossas escolhas essa semana tem que revelar o que é realmente importante em minha vida. O que eu estou disposto renunciar para ser o Moisés desta geração ou para ser o Jó desta geração? Porque da mesma maneira que Deus se revelou à Jó e a Moisés HOJE se revela a você.

Isto é histórico não é uma filosofia, isto aconteceu, estamos falando de pessoas verdadeiras, da mesma forma que Deus põe um Melquisedeque na frente de Abraão, Deus hoje me põe na tua frente pra que você não tenha uma desculpa “ mas eu nunca conheci a verdade” . Estou pra você como um sacerdote naquele tempo, como um Jetro na vida de Moisés. Como aqueles que falam da palavra e te dizem BUSQUEM AO SENHOR!

Isto é um alerta porque essa semana você terá escolhas, e que essas escolhas te levem à presença de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *